É uma técnica manual utilizada pelo artesão. Este profissional é considerado um artista, pois seus produtos são verdadeiras obras de arte.
Trabalho do artesão
O artesão é aquele que exerce sua arte através de um ofício manual. Seu trabalho normalmente é individual. Ele produz peças de barro, palha, tecido, couro, madeira, papel ou fibras naturais, matérias brutas ou recicladas, visando produzir peças utilitárias ou artísticas, com ou sem uma finalidade comercial.
No Brasil, comunidades compostas por artesãos se concentram mais na região Nordeste, principalmente no sertão da Bahia, Ceará e de Pernambuco.
O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região.
O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região.
O trabalho artesanal é muito apreciado, podendo ser verificado e apreciado em feiras artesanais específicas, onde fazem muito sucesso.
Os primeiros artesãos surgiram no período neolítico (6.000 a .c) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica como utensílio para armazenar e cozinhar alimentos e descobriu a técnica de tecelagem das fibras animais e vegetais. No Brasil, o surgimento do artesanato ocorreu, também, neste período. Pesquisas permitiram identificar uma industria lítica e fabricação de cerâmica por etnias de tradição Agreste que viveram no sudeste do Piauí a 6000 a .c.
Nenhum comentário:
Postar um comentário